quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Para Refletir...
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Fragmentos Poéticos...
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Feliz 2012!
Aos amigos e familiares,
agradeço por cada um de vocês terem sido a motivação em minha vida neste ano de 2011!
A vida profissional exerce influência sobre a vida pessoal e vice-versa, então estamos sempre realizando aprendizado.
Com todos vocês aprendi, e reafirmei minha crença na educação e renovo meus propósitos para 2012!
Sinto que cada um de nós é força motivadora para cada pessoa a nossa volta em qualquer que seja o ambiente, através de nossas ações, palavras e emoções, é isto que constrói o autoconhecimento.
Espero ter podido colaborar com a motivação na vida de vocês de qualquer que tenha sido a expressão da minha amizade verdadeira, do meu carinho e do meu profundo respeito pela pessoa que cada um é!
Tenham a certeza que minha motivação maior é a vontade de fazer o bem e poder me transformar a cada dia.
Feliz 2012!
Leilah e Família.
Espaço Ciência
Física quântica a olho nu
Pela primeira vez, físicos criam emaranhamento quântico, estranha ligação entre duas partículas, em um objeto sólido e visível, o diamante. O feito nos deixa mais próximos dos computadores quânticos, que teriam uma supercapacidade de processamento.
Por: Sofia Moutinho
Publicado em 01/12/2011 | Atualizado em 01/12/2011
Equipe internacional de físicos consegue criar emaranhamento quântico entre partículas de dois diamantes, material sólido e visível a olho nu. (foto: Steven Depolo/ Flickr – CC-BY-2.0)
Físicos do Canadá, Inglaterra e Singapura conseguiram o feito inédito de criar um emaranhamento quântico, à temperatura ambiente, em objetos sólidos e visíveis a olho nu: dois diamantes de três milímetros de largura. Até então, esse fenômeno só tinha sido observado e induzido em objetos microscópicos.
O emaranhamento quântico é um dos misteriosos processos da física pelo qual duas partículas separadas e distantes se conectam 'fantasmagoricamente' formando um só sistema, de modo que as informações e características de cada uma delas deixam de ser individuais e passam a ser compartilhadas.
No emaranhamento, não é possível conhecer inteiramente as propriedades de uma partícula em separado, mas somente das duas em conjunto. “É como um casamento ideal”, compara o físico Paulo Nussenzveig, da Universidade de São Paulo (USP). “Não conseguimos falar somente do marido ou da esposa, mas sim do casal, pois um é totalmente dependente do outro, idealmente, se tornam inseparáveis.”
Estudiosos de todo o mundo acreditavam que esse fenômeno, previsto por Einstein em 1935 e observado em nuvens formadas por partículas microscópicas desde a década de 1970, também poderia acontecer em sólidos macroscópicos, geridos pelas leis clássicas da física. Mas o grupo internacional de físicos é o primeiro a demonstrar isso em artigo publicado na Science desta semana.
Os físicos usaram feixes de raios laser ultraenergéticos para gerar o emaranhamento entre fônons (quase-partículas que carregam vibração) de dois diamantes distantes 15 cm um do outro. Ao serem atingidos pelo feixe de laser simultaneamente, os fônons presentes nos diamantes foram excitados e se mantiveram emaranhados por sete picosegundos, o equivalente a um segundo dividido por 7 bilhões.
- Os físicos criaram o emaranhamento ao bombardear com laser, simultaneamente, dois diamantes. Ao final do processo o detector identificou apenas um fóton emitido, o que comprovou o sucesso da experiência. (ilustração: Sofia Moutinho)
Para confirmar o emaranhamento, os cientistas mediram os fótons emitidos no processo – quando um fônon é excitado, ele libera fótons. Os cientistas observaram que o experimento resultou na emissão de apenas um fóton pelos dois diamantes, o que significa que eles estavam unidos pelo emaranhado quântico, formando um só objeto.
“Nosso detector registrou um fóton, que pode ter vindo de qualquer um dos dois diamantes em que um fônon foi excitado”, diz um dos físicos envolvidos na pesquisa, Ian Walmsley, da Universidade de Oxford, Inglaterra. “A indistinguibilidade entre essas duas possibilidades mostra que os dois diamantes compartilharam um fônon, comprovando o emaranhamento quântico.”
Os físicos fizeram isso tudo à temperatura ambiente, o que também é inédito. As experiências anteriores para gerar emaranhamento usavam baixíssimas temperaturas, pois esse fenômeno, muito frágil, se desfaz ao sofrer qualquer interferência do ambiente, como as mudanças causadas pelo calor no arranjo dos átomos.
Não foi à toa que eles escolheram o diamante para o experimento. O material é o mais duro do mundo e por isso vibra em frequências tão altas que ultrapassam o valor das temperaturas que normalmente desfazem o emaranhamento em nuvens de átomos.
Informação quântica
O emaranhamento em objetos macroscópicos pode ter importantes implicações para a tecnologia, especialmente para a computação. Se controlado, o fenômeno poderia ser usado para tornar o processamento de informações mais rápido e eficiente. Em vez de usar bits normais, representados por 0 e 1, o computador quântico teria qubits, que além de 0 e 1 poderiam ser a sobreposição dos dois valores.
“Qualquer sistema de informação é baseado em correlações, dependemos delas para gerar lógicas condicionais”, explica Paulo Nussenzveig. “As correlações de natureza quântica são muito mais fortes que as correlações clássicas, por isso existe a possibilidade de se ganhar eficiência no armazenamento e processamento de informação usando o emaranhamento.”
Os autores da pesquisa apostam no uso de diamantes para criar o emaranhamento em chips e memórias de computador. No entanto, Nussenzveig ressalta que a criação de computadores quânticos depende de emaranhamentos mais complexos que se mantenham por muito mais tempo do que o atingido no experimento. E isso ainda pode demorar décadas.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Fragmentos Poéticos...
Pablo Neruda
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Fragmentos Poéticos...
Fernando Pessoa
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Fragmentos Poéticos...
Fernando Pessoa
domingo, 6 de novembro de 2011
Espaço Educação
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Espaço Educação
"A tecnologia acabou gerando pra nós, um turbinamento, uma aceleração no nosso cotidiano, que nos deixa sem tempo para maturar, para meditar, para refletir e nos aproxima rapidamente do perigoso terreno da alienação, ou seja, da ação sem reflexão."
Mario Sergio Cortella
É preciso que utilizemos essa ferramenta para nos levar a caminhos que ampliem nossos conhecimentos através de reflexões que promovam mudança e transformação e não puramente uma "escada onde não nos leve a lugar nenhum, onde fiquemos parado nesta escada". A tecnologia nos possibilita ampliar a nossa visão acerca do mundo, das pessoas e das coisas, portanto isto precisa ter alguma função em nossas vidas, caso contrário, nos alienamos em "mundos virtuais".
Leilah
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Fragmentos Poéticos...
"Não sou boa com números.
Com frases-feitas.
E com morais de história.
Gosto do que me tira o fôlego.
Venero o improvável.
Almejo o quase impossível.
Meu coração é livre, mesmo amando tanto.
Tenho um ritmo que me complica.
Uma vontade que não passa.
Uma palavra que nunca dorme.
Quer um bom desafio?
Experimente gostar de mim.
Não sou fácil.
Não coleciono inimigos.
Quase nunca estou pra ninguém.
Mu...do de humor conforme a lua.
Me irrito fácil.
Me desinteresso à toa.
Tenho o desassossego dentro da bolsa.
E um par de asas que nunca deixo.
Às vezes, quando é tarde da noite, eu viajo.
E - sem saber - busco respostas que não encontro aqui.
Ontem, eu perdi um sonho.
E acordei chorando, logo eu que adoro sorrir...
Mas não tem nada, não.
Bonito mesmo é essa coisa da vida:
um dia, quando menos se espera, a gente se supera.
E chega mais perto de ser quem - na verdade - a gente é. "
Fernanda Mello
Compartilhado da Vanessa Bastos.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Para Refletir...
“(...) As pessoas nos dizem que o amor não pode ser demonstrado de forma intencional. Como se fosse a maior manipulação a gente elogiar alguém após ele ter feito algo que nos agrada! E ainda mais se temos a intenção de que ele continue nos agradando daquela forma!
... também é freqüente, no senso comum, pensar que o que é bom não precisa ser dito e a demonstração de amor nada deve ter a ver com o comportamento das pessoas, senão é pura manipulação. Que engano! Há sim, muito de valor, aprovação e carinho que devemos dar uns aos outros pelo simples fato de o outro existe; é o afeto positivo incondicional, que aumenta nossa auto-estima. (...)”
CONTE, Fátima C. de S.; BRANDÃO, Maria Z. da S. Falo? Ou não falo? Expressando sentimentos e comunicando idéias. 2.ª ed. rev. ampl. – Londrina: Mecenas, 2007.
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Espaço by Música
Iê larauê lê rarauê lê raraueê lê rarauê
O que há, escondido.
Por trás desses olhos teus.
Não há nada, percebido.
Diante do sorriso meu.
Sorriso perfeito da boca de quem se beija.
Os olhos escuros da noite de quem se vê.
Certeza, de nada na vida tenho certeza.
Mas, quero passar minha vida com você.
Refrão:
Tira o véu, dos seus olhos.
E faz o meu mundo parar.
Tira o véu, dos seus olhos.
Eu preciso te enxergar.
Tira o véu, dos seus olhos.
E faz o meu mundo parar.
Tira o véu, dos seus olhos.
Eu preciso te enxergar.
Ê rarauê ê rarauê lê rarauê lê rarauê
Sorriso perfeito da boca de quem se beija.
Os olhos escuros da noite de quem se vê.
Certeza, de nada na vida tenho certeza.
Mas, quero passar minha vida com você.
Refrão:
Tira o véu, dos seus olhos.
E faz o meu mundo parar.
Tira o véu, dos seus olhos.
Eu preciso te enxergar.
Tira o véu, dos seus olhos.
E faz o meu mundo parar.
Tira o véu, dos seus olhos.
Eu preciso te enxergar.
Lê rarauê lê rarauê lê raraueê lê rarauê
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Para Refletir...
As crianças do Brasil
Boa Noite minha gente.
quero me apresentar,
o me nome é Tamires
e tenho muito pra falar
por isso peço atenção
O meus versos não são de amor
nem tão pouco de paixão
são versos de alguém triste
e com dor no coração.
Pois vejo crianças largadas
por este mundo jogadas
sem carinho ou atenção
dormindo a céu aberto
em algum lugar deserto
onde a cama é o próprio chão.
Criadas sem pai sem mãe
Vivendo sozinhos, vagando
Pedindo pra todos os santos
Para parar de sofrer
Pois nenhum deles é culpado
E nem pediu pra nascer.
Exploração, morte e tragédia
é lição que o mundo ensinou
pois não teve oportunidade
de ser alguém de verdade
Essa é a verdadeira face
de quem nunca estudou.
Alguns sem opção
de não ter o que comer
vivem com um canhão na mão
no meio da multidão
só para roubar um pão
pra de fome não morrer
Muita gente fala que elas
são o futuro da nação
mas na hora de ser exemplo
não dão sua contribuição
fazendo com que se espelhem
em um bando de ladrão
Mas cadê a sociedade
que tanto fala em ajudar?
E os políticos prometem
essa questão melhorar?
Será que fazem alguma coisa
ou só falam por falar?
Por isso quero pedir
meu Senhor e minha Senhora
que nunca abandone seu filho
nem sequer por uma hora
e sem esquecer a lição
peço de joelhos no chão
coloque seu filho na escola!
de Tamires de Lima Souza Santos, Aluna do 2º ano
do Colégio Estadual Lomanto Júnior - Juazeiro - BA
Fragmentos Poéticos...
Ser Criança
Ser criança é ser feliz!
É falar o que pensa
Sem pensar no que diz.
É assim de nascença,
Sendo eterno aprendiz!
É ser simples e bondoso,
É ter o dom de amar
E sempre ser carinhoso,
É gostar de brincar
E brincar bem gostoso!
É ser bem inteligente
Aprendendo tudo que vê.
E não sendo experiente
Tudo que ele quer
É ser criança eternamente!
É não ter ódio no coração,
É para o bem dizer sim
E para o mal dizer não,
É querer tudo e enfim
É viver com paixão!
É ter fé e esperança,
É ser grande sendo pequeno,
É ter a fala mansa
Quando quer ganhar terreno
No mundo de ser criança.
Fragmentos Poéticos...
Inocência
Ibeane Campos Moreira
Ver a inocência das crianças alegra-me
Faz-me acreditar no futuro
Em seres humanos melhores
Vez em quando a criança que existe em mim
Vem para fora
Embriaga meu jeito de ser
Simplicidade de ser gente simples
Toma conta de mim
Torço para que as crianças de agora
Vigorem nos adultos do futuro
Só assim o mundo será melhor
A cada gesto nascido da inocência
Da vontade de fazer prevalecer
Simplicidade há de ser a resposta
Que o mundo tanta procura.
Feliz Dia das Crianças!
Ser Criança
Gilberto dos Reis
"Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Fragmentos Poéticos...
Motivo
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou edifico,
se permaneço ou me desfaço,
- não sei, não sei.
Não sei se fico ou passo.
Sei que canto.
E a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa ritmada.
E sei que um dia estarei mudo:
- mais nada.
Cecília Meireles
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Para Refletir...
Fragmentos Poéticos...
"O amor é tão mais fatal do que eu havia pensado, o amor é tão mais inerente quanto a própria carência, e nós somos garantidos por uma necessidade que se renovará continuamente. O amor já está, está sempre. Falta apenas o golpe da graça - que se chama paixão."
Clarice Lispector
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Refletindo...
sábado, 17 de setembro de 2011
Espaço by Música
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Refletindo...
domingo, 11 de setembro de 2011
Fragmentos Poéticos
De tudo, ficaram três coisas:
A certeza de que estamos sempre começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...
Portanto, devemos:
Fazer da interrupção um caminho novo...
Da queda um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte ...
Da procura, um encontro...
Fernando Pessoa
sábado, 10 de setembro de 2011
Espaço by Música
TEMPO AFORA
Fred Martins
Composição: Fred Martins / Marcelo Diniz
Onde mora a ternura,
onde a chuva me alaga,
onde a água mole perfura,
dura pedra da mágoa,
eu tenho o tempo do mundo, tenho o mundo afora,
eu tenho o tempo do mundo, tenho o mundo afora.
Quando o carinho acontece, quando a garoa é macia,
e se cura e se esquece,
a dor num canto vazio,
eu tenho o tempo do mundo, tenho o mundo afora,
eu tenho o tempo do mundo, tenho o mundo afora.
Onde a alma se lava,
aonde o corpo me leva,
onde a calma se espalha,
onde o porto me espelha,
eu tenho o tempo do mundo, tenho o mundo afora,
eu tenho o tempo do mundo, tenho o mundo afora.
Quando me lembro de tudo, quando me visto de nada,
e me chove e descubro,
quanto você me esperava
eu tenho o tempo do mundo, tenho o mundo afora,
eu tenho o tempo do mundo, tenho o mundo afora
www.fredmartins.com.br
Fragmentos Poétcos
Fragmentos Poéticos
Refletindo...
“Sentir demais.
Amar quase do tamanho do amor.
Traço de nascença, uma estranha dádiva que, durante temporadas, pra facilitar a própria vida, egoísmo que seja a gente tenta disfarçar de tudo que é maneira que aprende.
Mas não tem jeito, nunca terá, nascer assim é irremediável, o que é preciso é desaprender o medo.”
Ana Jácomo
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Refletindo...
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Para Refletir...
Muitas pessoas têm uma idéia equivocada daquilo que constitui a verdadeira felicidade.
Não é alcançada através da auto-satisfação, mas pela fidelidade a um propósito digno.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Espaço by Música
y de ese instante, sueño y muero
que en tus labios, quedo mi poesía
que en tus ojos, la luz que no encuentro
Lejos estas y cerca siempre
pues ya nunca me abandonas
que en mi alma hiciste hogar
y tan solo recordarte, me emociona
Algo en mi ser se desgarra
si no me ofreces tu acento
vivo buscando tus huellas
duermo, pensando en tus besos
Mi pasado se esfuma en la historia
mi presente es lo único que siento ya
decido a vivir, sin mas demora
y juntar todo mi amor, para ofrecerte
Algo en mi ser se desgarra
si no me ofreces tu acento
vivo buscando tus huellas
duermo, pensando en tus besos
Fragmentos Poéticos...
INSCRIÇÃO PARA UMA LAREIRA
A vida é um incêndio: nela dançamos,
salamandras mágicas
Que importa restarem cinzas
se a chama foi bela e alta?
Em meio aos toros que desabam,
cantemos a canção das chamas!
Cantemos a canção da vida,
na própria luz consumida...
Mário Quintana
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Minhas Composições...
“... na verdade nos descobrimos todos os dias...
os fatos, as pessoas e o conhecimento estão em constante movimento,
dançando no cosmos.
Tudo é de ordem relacional,
Quando dançamos a mesma música,
No mesmo passo e na mesma freqüência conseguimos sincronia,
Isto é, vibrar na mesma esfera.
Por esta razão, o mais correto é dizer que nós construímos uma canção,
Uma coreografia que nos possibilita compartilhar
crescimentos, aprendizados, ensinamentos, evolução.
Apesar de sentirmos saudades,
É preciso saber que é sempre tempo de fortalecer a rede,
As redes, a rede de cada um,
Com novas pessoas, novos encontros, novas almas,
E assim, conhecer outras músicas interiores,
Para descobrir quem já está na rede e ainda não conhecemos!”
Leilah
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Fragmentos Poéticos...
Somos donos de nossos atos, mas não donos de nossos sentimentos;