... é uma forma encontrada para compartilhar a visão que faço do mundo, das pessoas e das coisas a minha volta, e principalmente, da tentativa de se resgatar a energia vital que cada um tem dentro de si, a fim de que possamos construir a vida, com inspirações que mobilize em cada um a coragem de experimentar, de se motivar a viver com paixão e determinação os projetos de vida!

sexta-feira, 21 de março de 2008

História da Páscoa



A palavra páscoa vem da palavra hebráica "pesach" e do grego "pascha" que significam "passagem".

Podem ter diversos significados, tais como: passagem da morte para a vida - passagem de Deus para nos salvar - passagem da escravidão para a liberdade, enfim, a passagem pela qual o homem que se encontra neste mundo passa para um novo céu e uma nova terra. Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.
A Páscoa judaica, celebra a saída dos hebreus do Egito, a libertação de uma vida de escravidão para uma nova vida.
Esta história, foi recentemente ilustrada no desenho animado do Walt Disney, "O Príncipe do Egito", onde mostra o conflito entre os povos e o nascimento de uma religião de maneira didática para crianças.

O Velho Testamento da Bíblia diz que é a festa das festas e que durante uma refeição solene, em família, come-se o Cordeiro da Páscoa e o pão sem fermento, o matzá. O pão sem fermento retrata a situação vivida pelos judeus que como estavam em fuga, não tinham tempo para esperá-lo crescer.

Já a Páscoa Cristã, celebra a passagem de Jesus da "morte para a vida", a ressurreição também simbolizando um novo começo. Feriado móvel, é festejada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do outono, dois dias antes é a Sexta-Feira Santa, quarenta dias antes é a Quarta-feira de Cinzas e quarenta e três dias antes, o Carnaval. E é responsável por determinar as outras datas do calendário religioso.

Atualmente, as celebrações religiosas são deixadas de lado para alimentar o mercado de ovos de chocolate e coelhinhos de pelúcia. O ovo é usado como símbolo de nova vida, nascimento. A troca de Ovos de Páscoa, portanto, resgata este sentimento de recomeço.

Acredita-se que o habito de trocar ovos de páscoa tenha se iniciado com os clérigos do século XIII, na França. No início, eram ovos de aves, que com o tempo, passaram a ser pintados e ornados com desenhos que eram verdadeiras obras de arte.

Nessa fase, o Rei da França começou a presentear com ovos dourados. Mais tarde, com a descoberta do chocolate, a substituição dos ovos dourados por ovos desse saboroso ingrediente foi uma grande invenção e agradável surpresa! Difundiu-se, então, o hábito de trocar ovos de chocolate, por vários lugares do mundo.


Páscoa no Mundo

Os Chineses comemoram o "Ching-Ming", uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.

Os Europeus decoram ovos cozidos e fazem brincadeiras, como rolá-los ladeira abaixo. O vencedor será o ovo que rolar mais longe sem quebrar.

Na Europa Ocidental (Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia), amigos e parentes são presenteados com ovos decorados e a tradição diz que se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

No Hemisfério Norte, a Páscoa coincide com a entrada da primavera e, por isso, foi associada à idéia de renovação de vida, misturando as tradições cristã e pagã. Lá é chamado de Easter, nome derivado da Deusa da Primavera - Eostre.

Os Norte-americanos costumam fazer a brincadeira de "caça ao ovo", onde os ovos de chocolates são escondidos nos quintais ou dentro das casas e as crianças devem procurá-los na manhã de Páscoa.

Os Brasileiros e os Latinos também têm o costume de fazer a brincadeira de "caça ao ovo" e, em algumas famílias, as crianças montam suas próprias cestas de Páscoa, que são deixadas para o "coelhinho" colocar os ovos na madrugada.
Fonte: hebreu.blogspot.com/

Nenhum comentário: