... é uma forma encontrada para compartilhar a visão que faço do mundo, das pessoas e das coisas a minha volta, e principalmente, da tentativa de se resgatar a energia vital que cada um tem dentro de si, a fim de que possamos construir a vida, com inspirações que mobilize em cada um a coragem de experimentar, de se motivar a viver com paixão e determinação os projetos de vida!

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Receitas da Vovó...



Você sabe que...

O kuz-kuz ou alcuzcuz nasceu na África Setentrional. Cuscuz é um prato originado do Maghreb, situado ao Norte da África, (couscous) e popularizado na culinária brasileira e portuguesa.
Inicialmente feito pelos mouros com arroz ou sorgo, o prato se espalhou pelo mundo no século XVI, quando passou a ser preparado com milho americano.
Consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o milho, mas também pode ser a base de farinha ou polvilho de mandioca. Salgada e levemente umedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero. Daí, tem a sua cocção pela infusão no vapor.
Pode ser incrementado com outros ingredientes, como é o costume do Sudeste do Brasil, ou apenas ir acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-seca, como é a preferência no Nordeste.
Além do Brasil, o cuscuz também é consumido em outros países da América Latina. A grafia francesa couscous, é frequentemente usada para todas as variações desse prato em livros de culinária europeus.
No Brasil, a iguaria foi trazida pelos portugueses e acabou se popularizando durante a fase Colonial. Nessa época, estava presente apenas nas mesas das famílias mais pobres e era a base da alimentação dos negros. Confeccionado pelos escravos, o cuscuz era vendido em tabuleiros pelos mestiços, filhos e netos de cuscuzeiras anônimas.
Aos poucos, o prato foi sendo incorporado à nossa cultura e ganhou versões regionais e mais sofisticadas. Hoje, há basicamente dois tipos de cuscuz brasileiro: do Nordeste e do Centro-Sul, ambos preparados com massa de milho (farinha de milho ou farinha de biju).Em São Paulo e Minas Gerais, o prato se transformou em uma refeição mais substancial.
Confeccionado com farinha de milho e recheado com camarão, peixe ou frango e molho de tomate, é servido como entrada, acompanhamento e até como prato principal. No Nordeste, a massa de milho feita com fubá é temperada com sal, cozida no vapor e umedecida com leite de coco com ou sem açúcar. Nessa região, o prato é servido de manhã, acompanhado com manteiga, ou na ceia da noite, dissolvido em leite, quando se transforma em uma saborosa sopinha.

Ingredientes:
1 cebola grande picada ou se preferir, ralada
4 dentes de alho picado
5 tomates
2 tabletes de caldo de galinha
600g de frango desfiado
1 litro de água
1/2 xícara de azeite de oliva
1/4 de maço de salsinha picada
1/4 xícara de cebolinha verde picada
1 1/2 xícara de ervilhas frescas cozidas ou em lata escorrida
4 1/4 xícaras de farinha de milho amarela
1/4 xícaras de azeitonas pretas ou verdes
Ovos cozidos
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
Refogue a cebola e o alho no azeite de oliva.
Junte os tomates, passados no liquidificador.
Acrescente o frango desfiado, deixe refogar um pouco.
Acrescente em seguida os 2 tabletes de caldo de galinha esfarelados em 1 litro de água fervente.
Deixe cozinhar por 20 minutos.
Acrescente a ervilha, o cheiro de verde sal e pimenta a gosto.
Unte a forma com azeite de oliva.
Decore o fundo da refratária ou uma forma de buraco com rodelas de ovos cozidos, tomates e algumas azeitonas sem caroço.
Misture a farinha de milho ao refogado, mexendo bem com uma colher de pau.
Coloque esse preparado no recipiente escolhido sobre as azeitonas e rodelas de ovos e de tomate. Aperte com cuidado a fim de não estragar a decoração.
Depois de uma hora, desenforme e sirva.


Dica: Você também pode fazer esse cuscuz com sardinhas e camarões, que também podem ser usados para enfeitar os lados e a parte de baixo do cuscuz.

Bom Apetite!

Nenhum comentário: