... é uma forma encontrada para compartilhar a visão que faço do mundo, das pessoas e das coisas a minha volta, e principalmente, da tentativa de se resgatar a energia vital que cada um tem dentro de si, a fim de que possamos construir a vida, com inspirações que mobilize em cada um a coragem de experimentar, de se motivar a viver com paixão e determinação os projetos de vida!

sábado, 23 de maio de 2009

Espaço by Saúde


PIMENTA DE BICO

por Marcello Iacomini, 18/05/2009
.


Esta espécie de pimenta de bico é conhecida pelo nome de Capsicum chinense, não possui ardor, com sabor discreto e suave, a pimenta biquinho, como também é chamada, recebe este nome porque o fruto arredondado estreita-se completamente na ponta, ganhando formato parecido com o de um bico. De cor vermelha forte, quando madura, pode alcançar cerca de 3 cm de comprimento e, 1,5 cm de largura. O vegetal esta se difundindo com grande rapidez no Estado de Minas Gerais, onde era utilizado como planta ornamental e agora o fruto esta sendo empregado no preparo de molhos, peixes e carnes, e apreciada em conservas.

Classificada como pimenta-doce, como os pimentões que são do gênero Capsicum. Isto não significa que seja adocicada, mas simplesmente tem grau de ardência zero. Só que, diferente das outras pimentas doces, a biquinho tem aroma e sabor bem característicos da espécie. Ainda é uma novidade, afinal começou a ser plantada em pequenas hortas, em Minas e Goiás, há alguns anos. As sementes destes frutos, livres de capsaicina (nas pimentas é a substância que faz arder e se solubiliza bem em óleo). Uma das vantagens sobre as pimentas ardidas é que, apesar de todas oferecerem altos teores de betacaroteno (pro-vitamina A) e vitamina C (mais que a laranja, por exemplo), só a biquinho pode ser ingerida em quantidades suficientes obtendo-se boa fonte destes nutrientes, sem problemas de desconforto. Podem ser utilizadas frescas, ou em conservas que são práticas sem perderem os nutrientes.

Pode ser considerada como alimento funcional por apresentar inúmeras vitaminas hidrossolúveis do complexo B, vitamina C e inúmeros outros produtos lipossolúveis responsáveis pela ação antioxidante. Possui altas concentrações de Licopeno(ação antioxidante maior que outras vitaminas lipossolúveis), as vitaminas A e E presentes, desenvolvem a ação antioxidante complementar, associada a grande quantidade de bioflavonóides que também estão presentes. Os Minerais, em quantidades elevadas são representados pelo Cálcio, Sódio, Fósforo e Potássio entre outros, auxiliam na reposição de minerais fisiológicos.





Nenhum comentário: