... é uma forma encontrada para compartilhar a visão que faço do mundo, das pessoas e das coisas a minha volta, e principalmente, da tentativa de se resgatar a energia vital que cada um tem dentro de si, a fim de que possamos construir a vida, com inspirações que mobilize em cada um a coragem de experimentar, de se motivar a viver com paixão e determinação os projetos de vida!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Espaço do Chef

Com a chegada do Inverno...
esta estação que nos faz mais aconchegantes, querer ficar perto das pessoas, principalmente, as que nos são especiais e, onde se possa transbordar a alegria, o amor, o carinho para aquecer os corações...
aí vai uma dica deliciosa para ser saboreada com familiares e amigos é...


A RACLETE

O raclete (no masculino) é um tipo de queijo suiço de consistência média.
A raclete (no feminino) é um prato típico suiço, à base do queijo homônimo. Na sua preparação, o queijo é aquecido e raspado sobre os pratos dos comensais. O termo deriva do francês racler, que significa raspar.

Bem, assim é a raclete original, lá da Suiça, mas por aqui já rolaram adaptações e cada pessoa acaba fazendo da sua maneira. Primeiro, por aqui rola também com outros queijos além do raclete. A preferência, claro, são pelos queijos do tipo suiço - gruyére, emmental, maasdam - mas também dá para usar estepe, gouda, mussarela... Como eu disse, cada um usa os queijos de sua preferência. Os acompanhamentos também podem variar, mas o clássico é mesmo com batata, pickles e alguns tipos de frios, geralmente os mais puxados na gordura. Aliás, raclete é um prato gorduroso, não se iluda. Por isso, assim como o fondue, é um prato perfeito para o inverno, também para ser saboreado como um ritual, sem pressa, na companhia de amigos e boas garrafas de vinho.



É, pra fazer raclete você precisa desse aparelho aí -
a racleteira. A minha é elétrica, para 10 pessoas, mas no mercado você encontra opções para 6, 10 e até 12 pessoas.
O queijo é a estrela da raclete, por isso é bom caprichar. Se faz outras combinações. Mas, lembre-se: dê preferência aos queijos que derretem bem. Providencie também alguns frios - salame e parma são perfeitos. Aqui eu fui de copa maravilhosa e também de lombinho.


Os frios vão na montagem das pás de queijo ou, se preferir, direto ao prato.
Ah! Não esqueça dos pickles - pepino em conserva é fundamental na raclete! Como eu disse, adaptações existem aos montes e por isso eu também gosto de fazer raclete com tiras de abobrinha ou beringela - ficam uma d-e-l-í-c-i-a com o queijo derretido por cima...hmmm... loucura, loucura, loucura. Dá pra fazer também com cogumelos.

O grand finale!
Assim... batata + queijo + vinho né minha gente? Fala, tem como isso não ser muito bom?


Esta dica maravilhosa foi enviada pela minha amiga Fran, uma "quituteira" de mãos cheias e uma excelente professora!
obrigada Fran pelo carinho,

Leilah,
maio/2009




Nenhum comentário: