... é uma forma encontrada para compartilhar a visão que faço do mundo, das pessoas e das coisas a minha volta, e principalmente, da tentativa de se resgatar a energia vital que cada um tem dentro de si, a fim de que possamos construir a vida, com inspirações que mobilize em cada um a coragem de experimentar, de se motivar a viver com paixão e determinação os projetos de vida!

domingo, 2 de março de 2014

Espaço by Music










Diversidade cultural e ampliar horizontes ...

Trecho da música ...

"... eu tenho que pagar representação
ser aceito em uma nação
onde depois de esforços de um herói
tudo vem começar de novo fazer do zero, ... "







Gogol Bordello é uma banda multiétnica de gypsy punk formada em Nova Iorque em 1999. Tornou-se conhecida por seu som, batizado como Gipsy Punk, que mescla música cigana do leste europeu, influências folclóricas eslavas e punk rock; e por suas performances teatrais envolvendo dança e arte de rua.

O Gogol Bordello sempre viveu na prática a filosofia que dá o mote de suas músicas. O grupo é formado por “ciganos urbanos” vindos de nada menos que oito países diferentes e o próprio Eugene Hutz já morou em diversos países, inclusive o Brasil.

Não é à toa que o clipe de Immigraniada é totalmente auto-biográfico. No vídeo, Eugene  além de contar um pouco de sua trajetória como imigrante em Nova Iorque, defende o conceito idealista de “cidadania global”.

“É uma ideia nova para muita gente, mas para nós é uma ideia antiga. É um antidoto para as políticas ao redor do mundo que ditaram a separação e divisão de comunidades. A imigração é parte crucial dessa ideia de cidadania mundial. No passado, a imigração existia principalmente por razões econômicas, ou por causa de desastres naturais e guerra. Mas agora, com cada vez mais frequência é uma opção intelectual, e um importante processo evolucionário para o planeta. Mais pessoas estão se comprometendo em ser unificadoras de comunidades e culturas, de serem pessoas que transcendem o entendimento de diferentes culturas, pessoas que vivem pelo ideal de que não há identidade senão a de ser da espécie humana.”

Outro fator interessante do vídeo é que não houve atores contratados para o vídeo. Trata-se realmente de Eugene parado no sinal e lavando carros por dinheiro. “Eu fiz algum dinheiro, polindo minhas velhas habilidades”, brinca o líder da banda.

“Através de nossa música e viagens, nós nos tornamos embaixadores extra-oficiais pra imigrantes ao redor do planeta.Gostaríamos que essa música fosse uma espécie de hino para nossos fãs, de um modo geral, e de apoiar o movimento de cidadania mundial como antídoto para as as políticas reacionárias do globo que separam as comunidades ao redor do mundo.”


Immigraniada é o segundo clipe do Gogol Bordello para seu mais recente disco, intituladoTranscontinental Hustle. Para quem ainda não ouviu, vale lembrar que o disco tem fortes influências na música brasileira e latina, refletindo a experiência de Eugene de ter morado no Brasil por um ano e meio.


Fontes: 
www.youtube.com
http://www.rocknbeats.com.br/2010/09/17/immigraniada-a-historia-e-ideologia-do-gogol-bordello-em-um-clipe/











Nenhum comentário: