... é uma forma encontrada para compartilhar a visão que faço do mundo, das pessoas e das coisas a minha volta, e principalmente, da tentativa de se resgatar a energia vital que cada um tem dentro de si, a fim de que possamos construir a vida, com inspirações que mobilize em cada um a coragem de experimentar, de se motivar a viver com paixão e determinação os projetos de vida!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Refletindo...

"Você é o que você pensa.
Você é o que você tenta conseguir.
Você é o que você faz!"

Bob Richards


terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fragmentos Poéticos...

Não se acostume com o que não o faz feliz,

revolte-se quando julgar necessário.

Alague seu coração de esperanças,

mas não deixe que ele se afogue nelas.

Se achar que precisa voltar, volte!

Se perceber que precisa seguir, siga!

Se estiver tudo errado, comece novamente.

Se estiver tudo certo, continue.

Se sentir saudades, mate-a.

Se perder um amor, não se perca!

Se o achar, segure-o!

Fernando Pessoa



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Refletindo...

"Talvez as melhores amizades sejam aquelas em que haja muita discussão, muita disputa e mesmo assim muito afeto".

George Eliot


Espaço by Poesia...


Poema de Amigo Aprendiz


Quero ser o teu amigo.

Nem demais e nem de menos.

Nem tão longe nem tão perto.

Na medida mais precisa que eu puder.

Mas amar-te sem medida,

e ficar na tua vida

da maneira mais discreta que eu souber.

Sem tirar-te a liberdade.

Sem jamais te sufocar.

Sem forçar tua vontade.

Sem falar quando for hora de calar,

e sem calar, quando for hora de falar.

Nem ausente nem presente por demais,

simplesmente, calmamente, ser-te paz...

É bonito ser amigo.

Mas, confesso,

é tão difícil aprender!

E por isso eu te suplico paciência.

Vou encher este teu rosto de lembranças!

Dá-me tempo

de acertar nossas distâncias!

(sem autoria)



terça-feira, 11 de agosto de 2009

Espaço by Saúde


ALECRIM! ALEGRIA!

Há dias em que se tem a impressão de se estar dentro de um espesso nevoeiro.
Tudo parece monótono e difícil e o coração fica triste. É a noite escura da alma.
Era meu aniversário e justamente um destes dias estranhos, quando uma voz interior me disse:

-'Você precisa tomar chá de alecrim!'

Fui ao jardim e lá estava nosso viçoso pé de alecrim. Interessante é que quase todos que visitam nossos jardins demonstram afeição e respeito pelo alecrim.

Confesso que nunca liguei muito para ele.

Mas, naquele dia, com toda reverência, colhi alguns ramos, preparei um chá e o servi em uma linda xícara.

O aroma era muito agradável e, a cada gole que bebia, senti a mente ir clareando. Uma sensação de bem-estar e alegria foi se espalhando pelo corpo e senti enorme felicidade no coração.

Fiquei muito impressionada com a capacidade dessa planta em transmitir alegria.

Aliás, o nome alecrim já lembra alegria. Resolvi pesquisar a respeito e - veja só que maravilha.

O alecrim - Rosmarinos officinalis, planta nativa da região mediterrânea - foi muito apreciado na Idade Média e no Renascimento, aparecendo em várias fórmulas, inclusive a 'Água da Rainha da Hungria', famosa solução rejuvenescedora.
Elizabeth da Hungria recebeu, aos 72 anos, a receita de um anjo (um monge?) quando estava paralítica e sofria de gota.
Com o uso do preparado, recobrou a saúde, a beleza e a alegria.

O rei da Polônia chegou a pedi-la em casamento!

Madame de Sévigné recomendava água de alecrim contra a tristeza, para recuperar a alegria.

Rudolf Steiner afirmava que o alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo.

Além disso, equilibra a temperatura do sangue e, através dele, de todo o corpo.
Por isso é recomendado contra anemia, menstruação insuficiente e problemas de irrigação sangüínea.

Também atua no fígado. E uma melhor irrigação dos órgãos estimula o metabolismo

O chá de alecrim é recomendado para regenerar e limpar as células do corpo, pois o alecrim continha todas as cores do arco-íris.

O alecrim é digestivo e sudorífero.

Ajuda a assimilação do açúcar (no diabetes) e é indicado para recompor o sistema nervoso após uma longa atividade intelectual.


É recomendado para a queda de cabelo, caspa, cuidados com a pele, lesões e queimaduras; para curar resfriados e bronquites, para cansaço mental e estafa; ainda para perda de memória, aumentando a capacidade de aprendizado.



Espaço by Saúde


ALECRIM

Nome científico: Rosmarinus Officinalis

Outros nomes: alecrim-de-jardim e alecrim-rosmarino

Outros idiomas:

Francês - Romarin

Italiano - Ramerino

Espanhol - Romero

Inglês - Rosemary

Alemão - Rosmarin

Latim - Roris marini

Planta aroma forte e agradável e com propriedades estimulantes, o alecrim pertence à família das labiadas e é originário da região do Mediterrâneo, Canárias e Madeira.

O alecrim é uma planta cercada de misticismo. Entre os povos grego e romano era tida como uma erva sagrada. Usada como incenso ou carregada como amuleto para atrair bons fluídos, principalmente em casamentos, e afastar mau-olhado, quebranto e inveja. Na Idade Média, era usada como defumador e fumigantes em dormitórios com pessoas enfermas. Também os egípcios usavam o alecrim em seus ritos, visto que os túmulos têm vestígios da planta.

A busca da cura da alma, através do alecrim, também revelou aos povos antigos o caminho para a cura do corpo físico. A versatilidade terapêutica da planta demonstrada nas propriedades analgésica, anti-depressiva, anti-reumática, anti-séptica, anti-espasmódica e adstringente, entre outras.

Características da Planta

O alecrim é um arbusto com altura média de 1 metro, muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas e finas em forma de agulha, opostas, lanceoladas. A parte inferior das folhas é de cor verde-acinzentada, enquanto a superior é quase prateada. As flores reúnem-se em espiguilhas terminais e são de cor azul ou esbranquiçada. O fruto é um aquênio¹.

Perene (seca no inverno e rebrota no verão), o alecrim é a planta preferida das abelhas e floresce praticamente o ano todo, geralmente em encostas rochosas e ensolaradas ou ainda em solos seco e arenosos. Não necessita de cuidados especiais nos jardins.

Para Plantar:

Cresce bem em ambientes muito ensolarados, e o solo relativamente pobre em vez de prejudicá-lo, deixa a planta mais densa e com perfume acentuado. Por isso, você pode plantar sua mudinha em vasinhos com 20 cm de diâmetro, usando terra comum de jardim. Para obter novas mudas, é só lascar um galho e plantar em solo úmido.

Utilização

Uso na culinária

De sabor fresco e doce, o alecrim confere aroma delicioso a vários pratos, principalmente em carnes (em especial de porco e carneiro) e aves em geral, entrando, também, na composição de molhos, omeletes, sopas e cozidos. Dá, também, sabor especial a batatas e manteigas. No churrasco, espalhe suas folhas sobre as brasas para perfumar a carne.

Os italianos não abrem mão dessa erva, muito apreciada para dar sabor ao carneiro, ao cabrito e ao vitelo. Aves assadas, envoltas em ramos de alecrim, são muito também são muito populares. Na Toscana, na Páscoa, consome-se o Pane di Rosmarino, feito de massa branca, levemente adocicada, acrescida de uvas passas, molho de azeite e alecrim, com cobertura de açúcar. Na Provence, sul da França, é usado ainda para o tempero de peixes. É, aliás, uma das três ervas básicas da região. As outras são o tomilho e a segurelha. Faz, também, parte do famoso Herbes de Provence (tempero francês com várias ervas).

O alecrim não perde seu sabor no cozimento, como a maioria das outras ervas. Tanto o ramo quanto suas folhas longas podem ser adicionadas às comidas. Sempre devem ser retiradas do prato antes deste ser servido. Misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, o alecrim fresco dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo e energético.

Excelente para aromatizar vinagres e azeites. o alecrim é, também, muito utilizado na decoração de pratos.

Vinho com alecrim: Coloque alguns galhinhos de alecrim fresco em um bom vinho tinto e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde em lugar escuro, deitado. Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto (o mel é opcional). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestão, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho.

Forma de venda: Pode ser encontrado fresco ou desidratado (seco). As folhas frescas possuem aroma mais puro, sendo preferidas. O alecrim desidratado tem um sabor mais concentrado, portanto é recomendável usar uma quantidade menor.

Como escolher e onde encontrar

Fresco: maços e vasinhos de alecrim fresco são encontrados em feiras, mercados e supermercados. Escolha os ramos com as folhas mais viçosas e que não estejam manchadas nem murchas.

Seco: encontrado em supermercados e empórios. Verifique o prazo de validade.

Uso caseiro: Inseticida natural, plantado na horta protege as outras plantas. Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.

Chá de Alecrim

Para cada xícara de água fervendo, utilize 4 gramas de folhas de alecrim.

Toma-se depois das refeições.

Uso Medicinal:

O alecrim é uma planta que ama o calor e a vida. Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo. É ótimo como cardiotônico e ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue; atua como estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e azias e restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Por sua qualidade penetrante, é muito eficiente no tratamento de problemas respiratórios, desde o simples resfriado, catarro, sinusite até casos de asma (a inalação é o uso mais indicado). Usado externamente, por sua poderosa ação anti-séptica, é excelente para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização.

O alecrim é usado pela medicina Antroposófica como uma planta calorífica que ativa o sangue sendo indicada para a anemia, menstruação insuficiente, e contribuindo, também, para assimilação do açúcar (nos diabéticos) e para refazer o sistema nervoso depois de uma atividade intelectual.

Efeitos colaterais: Contra indicado para mulheres grávidas e portadores de epilepsia.

Efeitos Energéticos

Diz-se que o alecrim é um "Costurador do Plexo Solar". Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais. Ajuda, também, muito as crianças com uma estrutura emocional passiva, as que não respondem de forma concreta às agressões da vida. Aumenta a capacidade de aprendizado. É a planta chave da falta de auto estima. Atua nos desconfiados, nos que não acreditam em si mesmos, nos que não têm coragem de se lançar em novos projetos. É a erva da coragem.

Uso Cosmético

Vinagre de alecrim ou chá bem forte no cabelo depois de lavado estimula a saúde dos folículos capilares e evita a calvície (escurece os cabelos também, então não é indicado para loiros). Na pele, restabelece o ph natural (é ligeiramente adstringente). O óleo de alecrim é bom para passar no corpo após o banho.

Tônico facial de alecrim: 1½ xícara de água, 1 maço de alecrim, ½ dose de conhaque. Ferva o alecrim na mistura de água e conhaque por 15 minutos. Filtre e conserve em vidro escuro.

Para pele precocemente envelhecida: deixe 50gr de alecrim em infusão em 1 litro de água fervendo por 10 minutos. Coe, coloque em garrafa previamente esterilizada e use para fazer compressa no rosto após a limpeza. Conserve na geladeira,

Uso Religioso: Em templos e igrejas, o alecrim é queimado como incenso desde a antigüidade. Na Igreja Ortodoxa grega, o seu óleo é utilizado até aos nossos dias, para unção.

Crendinces Popular: Afasta olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre. Poção de amizade leva alecrim.

Lendas e Mitos: Diz a lenda que durante a fuga para o Egito, Nossa Senhora sentou-se à sombra de um pé de alecrim para dar de mamar ao menino Jesus, pendurando seu manto no arbusto. Por isso, acredita-se que a cor das flores, antes branca, tornou-se azul, e que a planta nunca atinja altura superior à de Jesus adulto. Outro conto, diz que a Bela Adormecida foi acordada pelo príncipe com um ramo de alecrim. Os gregos usavam coroas de alecrim em festas, como símbolo da imortalidade. A crendice popular usa o alecrim para afastar olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver.

Aquênio

Fruto provido de semente única, solta no interior do pericarpo, e que não se abre depois de maduro. Miúdo, seco e indeiscente, característico da família das compostas, como a dália e a margarida, ocorre sobre a pele dos morangos e no interior dos figos, sob a forma de pequenos grãos.

Fontes:

Wikipédia

Enciclopédia Britânica

Herbário

Aleph


Espaço Filosófico...



“Livro são sementes que o destino leva por caminhos
que o próprio autor desconhece.
Em terrenos férteis, elas germinam, gerando novos frutos.
São frutos que sofrerão transformações evolutivas conforme
o terreno, o clima e o cultivador.
Assim, cada fruto pode ser diferente do outro
e gerar sementes diferentes das originais.
Esta é a magia dos livros: cada leitor pode colher
o fruto do seu interesse.”

Içami Tiba


Parafraseio o autor e reflito:

Ao longo desta caminhada, algumas pessoas,
sejam amigos, parentes, colegas de trabalho,
outros autores, ou pura e simplesmente,
pessoas com quem fazemos
encontros ao longo da caminhada...
uns são estimuladores e
carregam com orgulho as sementes
que encontraram em cada obra...
outros, trocam idéias enriquecem as sementes,
deixam algumas e levam outras...
e outros ainda, se transformam
em verdadeiras sementeiras...

com o meu carinho de sempre,
Leilah, agosto/2009


segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Refletindo...

“De mim não aprendereis filosofia,

mas antes como filosofar,

não aprendereis pensamentos para repetir,

mas antes como pensar.”

Immanuel Kant




sábado, 8 de agosto de 2009

Dia dos Pais...



UM SER: PAI!

"Eu Sou Pai.

Senti a sensação maravilhosa de receber

no mundo um ser recém chegado...

Que alegria e privilégio

ter sob minha guarda almas puras,

mentes limpas e corações inocentes.

Ao mesmo tempo uma deliciosa

responsabilidade ter que preparar

para a vida neste lugar.

Felizmente cada pai tem o exemplo

do Pai maior como inspiração.

O exemplo de um amor incondicional,

sincero, desinteressado e eterno

e é por esse amor que nos ligamos aos filhos,

é por esse amor que não importa

o que aconteça nunca os abandonamos.

Podemos estar longe,

encontrá-los pouco,

falarmos por telefone,

internet ou cartas,

o que importa é que eles estão

em nosso coração e mente

o tempo todo.

Pai é Um Ser Quase Divino.

Tem a oportunidade de participar

do maior milagre criação de Deus,

a genética.

É o emissário da semente

que forma um novo ser.

Infelizmente muitos homens

não se dão conta disso e quando

isso ocorre outro milagre acontece,

o milagre do coração,

porque o pai,

no verdadeiro sentido não

é o que gera a semente,

planta e a abandona,

mas o que cuida para que ela germine,

floresça,

viva e dê bons frutos.

Para isso é preciso cultivar com

todo cuidado e amor.

É ser o jardineiro fiel que

através do exemplo,

da dedicação e do companheirismo

formará pessoas de bom caráter

para melhorar o lugar em

que vivemos.

O Dia dos Pais

Mais do que um dia de esperar por presentes,

É um dia de reflexão e de gratidão pelo(s)

presente(s) que já foram recebidos.

Minha homenagem

a todos os verdadeiros pais,

os que cultivam o que receberam

de presente um dia do nosso Pai maior,

seja através da genética,

seja através do coração".


Texto: I. Gelyma


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Dia dos Pais...




A idéia nasceu na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou e esculpiu o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Nos Estados Unidos, Sonora Smart resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia por seu pai, o veterano da Guerra Civil William Jackson Smart. A data escolhida para a comemoração foi a de seu aniversário: 5 de junho. O interesse por ela difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington e daí se tornou uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais. Naquele país, ele é comemorado no terceiro domingo de junho.

Aqui no Brasil, a festa começou a ser comemorada em 1953. O jornal O Globo difundiu a data visando atrair anunciantes do comércio. Dois anos depois os jornais da Empresa Folha da Manhã se uniram a TV Record, a Rádio Panamericana (hoje Jovem Pan) e a Rádio São Paulo para festejar a data pela primeira vez em São Paulo. Para tal, organizaram um concurso para eleger os pais mais jovem, mais idoso e com maior número de filhos. Dos mil inscritos, ganharam o prêmio um rapaz de 16 anos, um senhor de 98 e um homem com 31 crianças. A princípio, a celebração ocorria no dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Depois foi transferida para o segundo domingo de agosto.

Alguns países festejam o Dia dos Pais no dia 1º de maio. Nos países de língua inglesa, o Dia dos Pais é em junho. Na Itália, a data é comemorada no dia 19 de março, dia de São José, considerado pai por excelência na tradição católica.

Felicidades aos PAIS!
Com o carinho de sempre,
Leilah

fonte: guiadoscuriosos.ig.com.br